Rua Campo Grande, 451 | Vila Leopoldina | (11) 3205-2637 contato@balaiogastronomia.com.br

 
Receitas
 
 

Bolinhos de pequi, jatobá e jabuticaba


Quando ouço falar das frutas brasileiras, me sinto quase uma estrangeira. Nos mercados e feiras paulistanos, é muito mais fácil comprar maçãs, peras e morangos do que um pequi ou um cupuaçu. Até frutas que crescem em nosso estado, como jabuticabas, jatobás e pitangas são difícies de encontrar, além de serem caríssimas!

Bom, já que a gente não acha a fruta fresca, o jeito é usá-las processadas. Assim, dia desses, assei uns bolinhos para aquele chá da tarde usando pequi em conserva e farinha de jatobá. Diversão garantida (adoro assar bolinhos) e um saborzinho diferente para surpreender os amigos. A receita principal é com pequi (mas lá no finalzinho tem as variações para o jatobá e a jabuticaba).

Rendimento: cerca de 12 bolinhos

Preparo: aproximadamente 1 hora

Ingredientes:

½ xícara de pequi em conserva

¼ de xícara de leite

4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

½ xícara de açúcar

1 ovo

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

Raspas de dois limões

Modo de preparo:

1. Lave bem o pequi algumas vezes para eliminar o líquido da conserva. Bata com o leite no liquidificador até ficar um creme mais ou menos homogêneo. Reserve.

2. Numa tigela, misture bem a manteiga, o açúcar, o ovo e o creme de pequi. Junte a farinha, o fermento, o sal e as raspas de um limão e misture bem com as mãos, até a massa ficar lisa e homogênea.

3. Unte 12 forminhas de empada com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Encha as forminhas até cerca de ¾ de sua capacidade, pois a massa irá crescer. Cubra a massa com as raspas do segundo limão.

4. Asse em forno médio (cerca de 180 graus) por 30 minutos. Desenforme e deixe esfriar.

Sirva com chá ou café. Fica uma delícia com geleias cítricas!

Para o bolinho de jatobá, é só substituir o creme de pequi por 3 colheres de sopa de farinha de jatobá. Para o bolinho de jabuticaba, substitua por 3 colheres de sopa de geleia de jabuticaba. Neste caso, diminua um pouco a quantidade de açúcar. Para ficar ainda mais gostoso, depois de colocar a massa nas forminhas, adicione cuidadosamente uma colher de chá meio cheia de geleia no meio da massa. A geleia ficará como um recheio do bolinho, uma delícia!

 

Por Gabriela Spinardi, do Balaio Gastronomia

 


Comentários

Últimas do Balaio

 
 
 
 

Do Balaio

Casa do Balaio

Venha fazer sua fFotos do Balaio 008esta com a gente! Estamos na Vila Leopoldina, numa casinha super legal com lugar para 30 pessoas sentadas ou mais para eventos em estilo coquetel. Almoços, festas, lançamentos de livros, chás de bebê, exposições de fotos... as opções são infinitas! Fotos do Balaio 008

 
 
Receba receitas e inspirações