Geleia de tangerina com cachaça
Época de Natal. Queríamos agradecer aos nossos clientes, fornecedores e parceiros que estiveram conosco em 2013 com alguma lembrancinha que fosse a nossa cara. Gostosa, colorida, divertida. Folheando o Livro das Conservas de Lynda Brown (editora Publifolha), encontramos a geleia de tangerina com whisky. Transgredimos um pouco a receita: além de um ajuste ou outro no modo de preparo, não resistimos e trocamos o whisky pela cachaça. A caninha ressalta o sabor da tangerina, e a geleia fica bem legal.
Dia desses, diluímos a geleia com um pouco de água e usamos como calda para uma torta de amêndoas que fizemos para um evento. Ficou uma delícia!
A tangerina tem baixo teor de pectina (que é o que “engrossa” a geleia), por isso é preciso adicionar suco de limão para ajudar a atingir o ponto.
Rendimento: cerca de 1kg
Preparo: aproximadamente 1h15
Conservação: cerca de 9 meses
Ingredientes:
1 kg de tangerinas bem lavadas
1 L de água
Suco de 2 limões sicilianos (ou 4 limões tahiti)
800g de açúcar cristal
50ml de cachaça da boa (usei Boazinha)
Modo de preparo:
1. Corte as tangerinas ao meio e retire todo o suco com a ajuda de um espremedor. Retire os gomos macerados das cascas e bata no liquidificador com a água e misture ao suco.
2. Pique cerca de metade das cascas em filetes finos e uniformes. É interessante deixá-los bem bonitos, pois ficarão visíveis na geleia.
3. Ponha o suco e as cascas picadas numa panela e deixe ferver. Reduza o fogo e apure por cerca de 30 minutos, escumando a espuma que vai subindo, até as cascas amolecerem.
4. Acrescente o suco de limão e o açúcar e cozinhe em fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Aumente o fogo e cozinhe por uns 30-40 minutos até dar o ponto.
5. Junte a cachaça e misture bem. Coloque em potes esterilizados ainda quentes e feche bem. Guarde em local fresco e escuro e conserve na geladeira depois de abrir.
* Em geral, geleias atingem o ponto entre 5-30 minutos de fervura. Teste de Ruga: coloque um pires na geladeira no início do preparo. Retire a panela do fogo e ponha uma colher de chá da mistura sobre o pires gelado e deixe esfriar. Passe o dedo de um lado para o outro. Se enrugar, sua geleia está no ponto.
Por Gabriela Spinardi, do Balaio Gastronomia
Comentários
Do Balaio